Com o avanço das tecnologias, a fixação química ganha um espaço cada vez maior, ja que promove uma colagem segura do vidro, ultrapassando em facilidade e resistência outras formas de fixação mecânica.
Entre as opções disponíveis no mercado, as fitas dupla face trazem ainda mais vantagens, sendo muito eficientes com grande desempenho até mesmo em estruturas complexas como as fachadas pele de vidro.
Vantagens das fitas dupla face para fixação do vidro:
-Fixação segura e resistente
-Rigorosas normas de segurança
-Facilidade de uso
-Agilidade na instalação
-Menor uso de mão de obra
-Não tem tempo de cura
-Não deixa resíduos
-Não gera desperdícios
Confira abaixo algumas dicas para fixação do vidro com fita dupla face:
1-Calcule milimetricamente a quantidade do produto
Para garantir a resistência da fixação é imprescindível utilizar a quantidade suficiente para a estrutura que será suportada. É necessário ter as dimensões e peso da chapa de vidro a ser fixada para fazer este cálculo corretamente.
A recomendação da quantidade de área do material que precisa ser coberta pela fita adesiva costuma vir nos rótulos, assim como outras informações. Cada produto pode ter uma particularidade, então é importante ler as orientações do fabricante da fita dupla face adquirida.
2-Prepare a superfície de contato
Partículas de sujeira e resíduos de outros produtos comprometem a aderência do fixador. Por isso, antes de aplicar a fita, limpe bem toda superfície e seque para que haja uma boa colagem e o produto possa atingir seu máximo desempenho. Não utilize materiais agressivos, com solventes e substâncias abrasivas, para essa limpeza.
3-Deixe espaço para o ar circular
Aplique a fita em filetes na posição vertical, assim, o ar poderá circular. A circulação de ar evita o acúmulo de umidade, o que pode comprometer o desempenho da fixação. Em caso de espelhos, pode inclusive danificar a peça. Por isso, é importante deixar este espaço de respiro.
4-Remova bolhas de ar
Bolhas de ar entre a fita e a superfície significa que aquele espaço não está fixado. Remova as bolhas que forem formadas pressionando a região para aumentar a área de contato. Você pode utilizar algum instrumento para facilitar a remoção das bolhas de ar.
5- Não mexa mais depois de fixar
Após a colagem, se remover a fita para colar novamente vai comprometer o desempenho da fixação. Depois de colar, não poderá mudar a posição. Evite também o contato das mãos com a superfície de colagem.
6-Reforce com a colagem
Reforce a colagem com primer ou outro tipo de produto para intensificar a fixação.
7-Escolha produtos certificados
Além de todo conhecimento técnico, o vidraceiro precisa escolher produtos de qualidade, feito por empresas de credibilidade.
Com quase três décadas de atuação no mercado de fitas adesivas, a Aplastec oferece produtos sob medida e diversos tipos fitas dupla face, além de peças técnicas autoadesivas.
A empresa possui certificação ISO 9001 e é convertedora autorizada da Saint-Gobain para sua linha de fitas dupla face e espumas de vedação.
Precisando de fitas Dupla face?
Conheça a linha de produtos APLASTEC – Clique aqui