A fita dupla face possui excelente desempenho na fixação de diferentes substratos. Porém, para que mantenha sua eficiência, precisa ser colada corretamente.
Uma boa aderência consiste basicamente em deixar a superfície de contato com a fita dupla face totalmente limpa, seca e livre de resíduos.
As fitas dupla face são seguras, fáceis e rápidas de instalar. Não geram resíduos e desperdícios, não têm tempo de cura e não demandam mão de obra especializada.
1- Produto adequado
Primeiro de tudo, deve-se comprar a fita dupla face indicada para o tipo de fixação que irá fazer, ou seja, para quais materiais deseja fixar.
Existem adesivos para papéis, tecidos, plásticos, metais, vidros, entre outros substratos. Depois de definido o tipo de fita dupla face, fique atento à marca, se é uma empresa de renome, que segue as normas técnicas de segurança.
2- Quantidade indicada
A fita dupla face fixa e suporta diferentes estruturas, das mais leves e simples, como cartazes de papelão, até as mais pesadas e complexas, como uma fachada de ACM ou vidro.
Além do adesivo ser ideal para sua finalidade, a quantidade de produto também precisa ser observada. Coloque a medida de produto recomendada pelo fabricante para as dimensões das estruturas que serão fixadas.
3- Superfície limpa
Como já dito anteriormente, as superfícies de contato com a fita dupla face precisam estar limpas, livre de partículas de sujeira, como poeira, e de resíduos de outros produtos.
Para que não reste nada após limpar, utilize panos limpos para secar. Tecidos na cor branca são mais indicados, pois irão mostrar com mais clareza se restou alguma sujeira.
4- Sem bolhas de ar
Aplique a fita em filetes na posição vertical, assim, o ar poderá circular. Mesmo assim ainda podem restar bolhas de ar, que comprometem o desempenho da fixação. Então, remova essas bolhas com algum instrumento que facilite.
5-Acerto de primeira
Preste atenção para fixar de primeira o adesivo no lugar certo. Depois de colado não remova mais a fita, pois se fizer isso perderá parte de sua aderência e capacidade de fixação.
6- Primer para reforçar
Algumas fixações mais complexas, densas, de grandes dimensões, precisam ser reforçadas através de um primer indicado para tal aplicação. O primer intensifica a fixação.
Onde comprar fita dupla face?
Com três décadas de atuação no mercado de fitas adesivas, a Aplastec oferece produtos sob medida e diversos tipos de fitas dupla face, além de peças técnicas autoadesivas.
A empresa possui certificação ISO 9001 e é convertedora autorizada da Saint-Gobain para sua linha de fitas dupla face e espumas de vedação.
Conheça a linha de produtos APLASTEC – Clique aqui