Recomendações Técnicas para Aplicação de Fitas Dupla Face.

Recomendações Técnicas para Aplicação de Fitas Dupla Face.

Uma das principais necessidades quando usamos as Fitas dupla face é a preocupação com a área que será aplicada a Fita.

Siga as observações abaixo para um melhor desempenho do produto.
 As superfícies devem estar limpas e isentas de óleos, graxas, umidade, poeira, sujeiras, etc.
 O ideal é usar sempre o álcool isopropílico (Fig. 1), em caso de excesso de sujeira, pode ser necessário primeiro desengraxar a superfície.
 As Fitas dupla face tem adesivos PSA (Pressure sensitive Adhesive), que são os adesivos sensíveis à pressão, ou seja, é necessário aplicar uma pressão de contato em torno de 1,5 kg por cm ², que serve para promover um bom contato entre as superfícies. A pressão ajuda também a eliminar a presença de ar entre o adesivo e a superfície.

NOTA – A presença de ar é um fator complicativo em algumas aplicações, pois com o calor a bolha de ar aprisionada tende a ter uma expansão e isso faz com que a força gerada por esta expansão possa ser maior que a adesão gerada pelo adesivo.
 Sempre é ideal que a temperatura de aplicação de Fitas Dupla Face seja feito nas temperaturas entre 20º e 40 ºC, sendo que sempre deve ser evitado a temperaturas abaixo de 10ºC, pois o adesivo não flui a estas temperaturas e gera uma área de contato pobre.
 Em geral o cálculo da quantidade de adesivo necessário para suportar carga estática, por exemplo, um Espelho em Guarda-Roupas, é de 55 cm² para 1 kg de peso.
 O tempo de contato do adesivo aumenta a adesão à superfície. Normalmente para atingir 50% da sua adesão final é necessário em torno de 20 horas, e sua adesão final ocorrerá após 72 horas. Algumas aplicações precisam acelerar este processo então se recomenda aquecer o conjunto à 60ºC para diminuir o tempo de fusão do adesivo.
NOTA – Certifique-se que o conjunto suporte esta temperatura.
 As Fitas dupla face se comportam bem em produtos que tenham o que chamamos de alta energia superficial, tais como Aço Inox, Alumínio, entre outros. Para superfícies de baixa ou média energia como, PVC, Policarbonatos, ABS ,Polipropileno, Polietileno, entre outros sempre deve ser usado sempre um primer (promotor de adesão) – FIG 2.
 Muitas superfícies são muito ásperas ou com alta porosidade, neste caso existe a necessidade da preparação com seladores.
NOTA – A Aplastec sempre recomenda que o cliente final teste seus produtos simulando uma condição final de uso para avaliação técnica da fixação por Fita Dupla Face. Isto evitará os riscos durante o uso do produto fixado, sendo que a definição final é do instalador que deve garantir que o produto final esteja Ok.

Todas as Fitas Dupla Face comercializadas pela Aplastec possuem Boletim Técnico com as características.

PARA ORIENTAÇÃO DE USO SOLICITE BOLETIM TÉCNICOboletim

Compartilhar:

Fale Conosco